Acadêmica: Adriana Peschisky Pawlak
Tema: Hábitos de higiene pessoal na educação
1- Identificação:
Escola situada em boa vista Passo Liso, Raquel de Queiroz, interior da cidade de Laranjeiras do sul, com atuação de 50 alunos da educação infantil.
2- conteúdo:
· Contar história e conversar
Duração: um dia
- Contar história sobre higiene do corpo. Sugestão de livro: “Vamos escovar os dentes” da autora Beatriz Matiotti Odriozola.
- Conversar com as crianças sobre a importância de tomar banho, pentear os cabelos, usar roupas limpas, lavar as mãos ao usar o banheiro e antes das refeições, escovarem os dentes, etc. Verificar através da conversa, os conhecimentos prévios dos alunos e os conceitos apreendidos.
· Vídeos e atividades
Duração: um dia
- Exibição dos vídeos:
Ratinho Castelo Rá-tim-bum
Ratinho escovando os dentes
Musica- lavar as mãos (Eliana)
- Explicar a importância dos hábitos de higiene para a saúde e aparência.
- Pedir que os alunos identifiquem e coloram desenhos que envolvam objetos de higiene pessoal (sugestão de desenhos em anexo)
· Artes
Duração: um dia
- colar lã ou barbante no lugar da piaçava.
- colorir de vermelho o retângulo na figura abaixo.
(Sugestão de imagem em anexo)
· Matemática
Duração: um dia
- contar quantas escovas está dentro do conjunto, colorir as figuras iguais colocar em cada quadrinho quantos elementos tem cada conjunto, ligar a quantidade de figuras correspondente.
· Natureza e sociedade
Duração: um dia
- ligar os objetos de higiene que começam com a letrinha abaixo, você sabe responder? Observar bem a ilustração identificar os nomes dos objetos de higiene que você conhece.
- montar um mural com vários rótulos de higiene pessoal.
3- Justificativa:
O projeto Higiene Corporal, será desenvolvido por uma justa causa de introduzir o assunto em pauta em creches que deveria exercer com mais vigilância e obrigação de estar sempre cuidando e zelando pela saúde do corpo das crianças, mas não só em creches que temos a obrigação de estar por dentro do assunto sobre higiene corporal.
É fundamental que os alunos conheçam bons hábitos, mas não basta apenas informá-los é preciso trabalhar a aquisição desses hábitos, para que dessa forma possam desenvolvê-los. Após algumas aulas de observações e algumas discussões na própria creche, devido ao contexto em que está inserida, a escolha do tema do projeto “HIGIENE CORPORAL” deve-se ao fato de que alguns alunos apresentaram necessidades de cuidados com o seu corpo e por ser uma comunidade de baixa renda. Os alunos dessa creche são muito carentes e precisam de orientações de como cuidar do próprio corpo, sendo essencial educar para a saúde contribuindo para a formação de bons hábitos e atitudes.
A higiene corporal é tratada como condição para a vida saudável. A aquisição de hábitos de higiene corporal tem início na infância, destacando-se a importância de sua prática sistemática. A infância é uma das fases mais decisivas na construção de condutas e a escola como uma instituição social é privilegiada pelo fato de poder desenvolver trabalhos sistematizados e contínuos. Os alunos precisam responsabilizar-se com crescente autonomia por sua higiene corporal percebendo-a como fator de bem-estar e como valor da convivência social. Portanto faz-se necessário contribuir com medidas práticas para que os alunos possam ter autonomia no cuidado com o corpo, como por exemplo, lavar as mãos antes das refeições e após as eliminações, limpeza de cabelos e unhas, higiene bucal e banho diário; favorecendo assim a saúde individual e coletiva. É fundamental que os alunos conheçam bons hábitos, mas não basta apenas informá-los, é preciso trabalhar a aquisição desses hábitos, para que dessa forma possam desenvolvê-los.
Deveríamos ter motivos desde criança até quando idosos em nos preocupar com a higiene do nosso corpo e só assim teríamos uma boa saúde e retardaríamos as doenças e a velhice precoce. A tese do projeto é de conscientizar a Higiene do corpo, Percebendo que a higiene é importante em nossa vida, fazendo com que eles reflitam quais são as partes essenciais que deveremos limpar todos os dias do corpo, começando com a higiene bucal, lavar bem o rosto, e com asseio as partes intimas os olhos, as mãos e braços antes das refeições, lavando os cabelos sempre que sujos.
Este projeto será de grande importância para a educação daqueles alunos, e será mais bem desempenhado com a colaboração de todos os funcionários daquela creche. Este projeto poderá estimular o bom comportamento dos alunos, quando se diz respeito à higiene, e através da empolgação dos alunos ou mesmo a resposta dos alunos as aulas, podem levar ao professor trazer mais novidades sobre o assunto para a sala de aula. Este projeto propiciará aos alunos além de boas práticas de higiene um entendimento interdisciplinar e desenvolvimento de raciocínio entre as cinco disciplinas: natureza e sociedade, artes musica, matemática, movimento, linguagem oral escrita.
4-Objetivo Geral
Estimular os hábitos e práticas de higiene para as crianças da educação infantil incentivando-as a conhecer e a cuidar do próprio corpo.
4.1- Objetivos Específicos
- Ensinar as crianças a identificar as partes do corpo;
- mostrar a importância da higiene no nosso desenvolvimento.
- Demonstrar a importância dos cuidados com o corpo e da higiene para a saúde;
- Identificar e promover a utilização dos objetos de higiene pessoal
5- Fundamentação teórica:
Este projeto justifica-se pela necessidade de desenvolvermos e buscarmos metodologias de trabalho que estimulem a criatividade, capacidade de concentração e autonomia do aluno, bem como, ampliar a variedade de linguagens que permitam a descoberta de novos caminhos de aprendizagem e outras formas de conhecer e interpretar o mundo ao seu redor.
Trabalhar a música, bem como os jogos e brincadeiras, como formas de linguagem para a ampliação da aprendizagem é antes de tudo um fazer artístico, é mexer com a sensibilidade humana e suas emoções, abrindo canais de expressão e comunicação.
Segundo Weigel (1988), a partir das experiências musicais, o pensamento da criança vai se organizando. E, quanto mais ela tem oportunidade de comparar as ações executadas e as sensações obtidas através da música, mais sua inteligência e seu conhecimento vão se desenvolvendo.
Com relação ao lúdico, jogos e brincadeiras, Munhoz (2000), afirma que o brincar enquanto promotor da capacidade e potencialidade da criança deve ocupar um lugar especial na prática pedagógica, tendo como espaço privilegiado, a sala de aula. Muito pode ser trabalhado a partir de jogos e brincadeiras. Contar, ouvir histórias, dramatizar, jogar com regras, desenhar entre outras atividades, constituem meios prazerosos de aprendizagem.
Segundo Santos (1997), brincar é a forma mais perfeita para perceber a criança e estimular o que ela precisa aprender e se desenvolver.
Sendo a brincadeira resultado de aprendizagem, e dependendo de uma ação educacional voltada para o sujeito social criança, devemos acreditar, que adotar jogos e brincadeiras como metodologia curricular, possibilita à criança base para subjetividade e compreensão da realidade concreta.
Portanto, o potencial educativo da música e das brincadeiras é amplamente conhecido, pois levam o aluno a ter uma visão mais crítica, tornando-o atuante e participativo no processo ensino-aprendizagem.
6- Metodologia
1ª Dia.
- A professora ira contar história sobre higiene do corpo. Sugestão de livro: “Vamos escovar os dentes” da autora Beatriz Matiotti Odriozola. Conversar com as crianças sobre a importância de tomar banho, pentear os cabelos, usar roupas limpas, lavar as mãos antes de ir ao banheiro e antes das refeições, escovarem os dentes, etc.
2ª Dia
- Apresentação de músicas sobre o tema
Sugestão de música:
O sapo não lava o pé (Conhecimento popular)
Ratinho Escovando Os Dentes - Rá-Tim-Bum.
Ratinho Tomando Banho – Ra-tim-bum.
Será brincado coma as crianças utilizando bonecos e bonecas, aproveitarem a brincadeira para ensinar os alunos a utilizar adequadamente os objetos de higiene pessoal, escova de dente, sabonete, toalha, escova de cabelo, cotonéte.
3ª Dia
- serão exibidos alguns vídeos e musicas sobre higiene e pedir aos alunos identifique e colarem desenhos que envolvam objetos de higiene pessoal.
- Explicar a importância dos hábitos de higiene para a saúde e aparência.
4ª Dia
No desenho em anexo, as crianças irão.
- colar lã ou barbante no lugar da piaçava.
- colorir de vermelho o retângulo na figura abaixo.
A professora ira perguntar se as crianças ajudam em casa. Em seguida vão elaborar um mural ”como você ajuda a mamãe?”
- o professor ira escrevendo à medida que as crianças forem falando.
5ª Dia
- ligar os objetos de higiene que começam com a letrinha abaixo. (em anexo)
- observar a ilustração, e identificar os objetos de higiene pessoal, dar a utilidade de cada objeto utilizado na higiene.
- montar um mural da higiene com vários rótulos de higiene.
7- Avaliação.
A avaliação será processual, visando o desenvolvimento da aprendizagem e formação infantil.
Plano de aula
Objetivo:
- Estabelecer diferentes maneiras de relacionar som e movimento.
- ensinar as crianças a identificar as partes do corpo.
- Possibilitar o contato com diferentes sonoridades mecânicas (músicas gravadas), ou criadas pelos próprios alunos.
- Possibilitar o contato com diferentes sonoridades mecânicas (músicas gravadas), ou criadas pelos próprios alunos.
- Metodologia:
- A professora ira apresentar dois vídeos aos alunos, logo após iram conversar com eles sobre a importância da higiene pessoal destacado no vídeo, logo após pedir aos alunos identificarem objetos de higiene pessoal.
Atividades:
- exibir vídeo, musica.
Conteúdo:
Desenvolvimento das atividades
· Vídeos e atividades
Duração: um dia
- Exibição dos vídeos:
Ratinho Castelo Rá-tim-bum
Ratinho escovando os dentes
Musica lavar as mãos (Eliana).
O sapo não lava o pé.
- Explicar a importância dos hábitos de higiene para a saúde e aparência.
- Pedir que os alunos identifiquem e coloram desenhos que envolvam objetos de higiene pessoal (sugestão de desenhos em anexo)
Referencias:
Referenciais curriculares nacionais de educação infantil.
Saúde Bucal infantil. Disponível em: http://www.colgate.com.br/app/Colgate/BR/OC/Information/OralHealthAtA. Cvsp?Cid=Br_googleoc_art_infantil.
Aprender Brincando.
Disponível em: http://professorajuce.blogspot.com/2009/03/higiene-i.html.
Higiene corporal.
Disponível em: higienecorporalpedagogia. blogspot.com/2009_06.
Cronograma:
Horário | 2ª feira | 3ª feira | 4ª feira | 5ª feira | 6ª feira | ||
07h30min | Recepção | Recepção | Recepção. | Recepção. | Recepção. | ||
08h00min | Café. | Café. | Café. | Café. | Café. | ||
08h30min | Higiene. | Higiene. | Higiene. | Higiene. | Higiene. | ||
09h00min as 10h00min | Lingu. oral e escrita | Movimento, Musica. | Artes. | Matemática. | Natureza e sociedade. | ||
10h30min a 11 | Parque | Folhar livros infantis. | Brincar com jogos. | Parque. | Jogos. | ||
11h00min | Almoço | Almoço. | Almoço. | Almoço. | Almoço. | ||
11h30min | Higiene | Higiene. | Higiene. | Higiene. | Higiene. | ||
11h30min, 12h30min | Soninho | Soninho. | Soninho. | Soninho | Soninho. | ||
achei bem interessante esse projeto, vou recomendar para a nossa equipe no colegio particular zona norte sp, tema de utilidade pública para conscientizar os alunos, excelente abordagem, super empenho
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