sábado, 26 de novembro de 2011

JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL


1 – IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA: CENTRO DE EDUCAÇÃO ANJO DA  GUARDA
SÉRIE: JARDIM III
IDADE: 5 ANOS
2 – TEMA
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
2.1 - CONTEÚDOS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: familiarizar–se com a escrita por meio de brincadeiras jogos educativos.
MATEMÁTICA: comunicação, utilizando a linguagem oral.
NATUREZA E SOCIEDADE: possibilidade de ampliação  de conhecimentos a respeito do mundo social.
ARTES: para desenhar e pintar.
MÚSICA: reconhecimento de elementos musicais básicos: frases ,
MOVIMENTO: percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade com o próprio corpo.
3 – JUSTIFICATIVA
Os jogos da criança pequena são fundamentais para o seu desenvolvimento e aprendizagem, pois envolvem diversão e ao mesmo tempo uma postura de seriedade. A brincadeira é algo que pertence a criança, a infância. Através do brincar a criança experimenta, organiza-se, constrói formas de aprendizagem para si e para o outro. Ela cria e recria, a cada nova brincadeira o mundo que a cerca. O brincar é a forma de linguagem que a criança usa para compreender e interagir consigo, com o outro e com o mundo.
Ao compreender as crianças como sujeitos sociais, históricos e produtores de sua cultura são pertinentes refletir sobre brincar como uma forma de expressão, visto que o mesmo constitui-se como uma das linguagens priveligiadas das crianças. Assim é brincando que as crianças aprendem a compreender o mundo em que vivem. Nesse sentido é preciso garantir tempo e espaço para que de fato a brincadeira aconteça nas instituições de educação infantil.
4 – OBJETIVOS
 4.1- GERAL:
·        Despertar o desenvolvimento de suas capacidades através de jogos e brincadeiras.
 4.2- ESPECÍFICOS:
·        Apresentar os jogos e as brincadeiras de forma significativa.
·        Oferecer – lhes experiências estimulantes.
·        Possibilitar a ação e expressão corporal.
·        Desenvolver  a capacidade de criar e recriar situações significativas.
·        Ampliar a capacidade de socialização.
·        Valorizar a linguagem corporal.
·        Desenvolver a aprendizagem através de jogos e brincadeiras.
·        Estimular a competição saudável.
5 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
           O jogo, para a criança, é o exercício e a preparação para a vida adulta. É através das brincadeiras, seus movimentos, sua interação com os objetos e no espaço com outras crianças que ela desenvolve suas potencialidades, descobrindo várias habilidades. 

CARVALHO afirma que:
"desde muito cedo o jogo na vida da criança é de fundamental importância, pois quando ela brinca, explora e manuseia tudo aquilo que está a sua volta, através de esforços físicos se mentais e sem se sentir coagida pelo adulto, começa a ter sentimentos de liberdade portanto, real valor e atenção as atividades vivenciadas naquele instante." (1992,p14)

           As ações com o jogo devem ser criadas e recriadas, para que sejam sempre uma nova descoberta, e sempre se transformem em um novo jogo, em uma nova forma de jogar. Quando brinca, a criança toma certa distância da vida cotidiana, entra em seu mundo imaginário e ilusório, não estando preocupada com a aquisição de conhecimento ou desenvolvimento de qualquer habilidade mental ou física.
           O que importa, neste caso, é o processo em si de brincar, algo que flui naturalmente, pois a única finalidade é o prazer, a alegria, a livre exploração do brinquedo. Diante dessas informações sobre o prazer de se aprender brincando, sobre a facilidade que o professor tem em conduzir uma aula, partindo da curiosidade dos alunos, atualmente, muitos educadores pensam que dinamizar as suas aulas utilizando jogos e brincadeiras é pura "perda de tempo". Todavia é fundamental conscientizar esses professores da importância do brincar. O brincar sendo direcionado, seguindo uma linha de aprendizagem para o alcance de objetivos é o caminho.
           A brincadeira é uma forma privilegiada de aprendizagem. Na medida em que vão crescendo, as crianças trazem para suas brincadeiras o que vêem, escutam, observam e experimentam.
            Estas ficam ainda mais interessantes quando os diversos conhecimentos a que tiveram acesso podem ser combinados. Nessas combinações, muitas vezes inusitadas aos olhos dos adultos, as crianças revelam suas visões de mundo, suas descobertas.

6 – METODOLOGIA
1ª Dia.Conversação com as crianças “ conhecimento prévio” para verificar quais são as brincadeiras preferidas e fazer um mural com as mesmas.
·         Fazer um sorteio para que seja realizada uma brincadeira por dia.
·         Desenvolver a brincadeira pega – pega: rua/ alameda/ avenida.
·         Gato e rato: fazer uma roda, uma criança vai ser o rato dentro da roda outra vai ser o gato e vai ficar fora. O gato pergunta e a roda responde:
-        O senhor rato está em casa?
-        Não!
-        A que horas chega?
-        As oito horas!
A roda então começa girar contando as horas combinadas. Quando terminar a roda solta os braços. O gato corre atrás do rato. Quando o rato é preso recomeça o jogo.
·         Brincadeira do Triângulo, Quadrado e circulo.
 Será feito no piso 3 figuras  geométricas uma de casa cor: quando iniciar a brincadeira os  alunos terão de que  obedecer a ordem  do  professor,  quando o mesmo  pedir  para eles  correrem ao  circulo as crianças rapidamente terão se direcionar  ao desenho  dito pela  professora
2ª Dia.
·         Confecção de petecas com jornal.
·         Jogar peteca.
·         Sorteio de uma brincadeira do mural.
·         Atividades com cordas.
Esticar uma corda de 10 metros mais ou menos no chão.
Pular com os pés juntos de um lado para o outro.
Pular com os dois pés de um lado para o outro da corda, de costas.
Idem aula anterior, porem vai deslocando-se lateralmente.
Caminhar em cima da corda.
Pular corda e cantar cantigas.
3ª Dia.
·         Atividades com bambolê.
Correr em cima dos bambolês; evitando tocar suas laterais; saltitando com um pé em cada abertura do bambolê; pulando com os pés juntos, para dentro e para fora dos bambolês, pulando sobre um pé só, para dentro e para fora. (modificar a posição dos bambolês, aumentando a distância entre eles).
·         Eu sentei no jardim com a minha amigo (a)...
Os alunos fazem o circulo sentados, e deixam uma cadeira sobrando. Exemplo: eu começo falando “ eu sentei no jardim com minha amiga Carol, quem está sentado do lado da Carol tem que sentar na cadeira dela”. Quem for mais rápida senta na cadeira e fala: “ eu sentei no jardim com minha amiga Júlia”. Brinca o quanto quiser.
·         Sorteio de uma brincadeira do mural.
4ª Dia.
·         Coelhinho sai da toca.
Duas pessoas fazem a toca e uma fica dentro. Quando a professora falar:
- coelhinho sai da toca. Os alunos saem correndo, o que ficar fora da toca sai da brincadeira.
·         Confecção do brinquedo Vai-e-vem.
Material: 2 pedaços de barbante 2 garrafas.
-        cortar 2 garrafas ( iremos utilizar o gargalo)
-        colocar o barbante, os dois atravessando a garrafa.
·         Sorteio de uma brincadeira do mural.

5ª Dia.
Confecção de livros de pano.
Cada criança faz a história que preferir.
Será utilizado diversos tipos de tecido.
Os alunos irão desenhar e recortar seus personagens para montar o livro.
Sorteio de uma brincadeira do mural.
7 – AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada através do desenvolvimento das atividades e a participação das crianças, visando sempre os objetivos a serem alcançados.

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