sábado, 26 de novembro de 2011

Trânsito


1- Identificação: CMEI Anjinho Meu
Por : Clareni e Liliane
2-Tema e conteúdo: Trânsito
3-Justificativa:
            Muitas vezes o estresse do cotidiano é descarregado no trânsito, ultrapassagens arriscadas em nome da pressa, impaciência e desrespeito aos pedestres e as regras de trânsito, gerando assim uma forma de dirigir ofensiva e arriscada.
A família, espelho das ações das crianças, muitas vezes acaba por reforçar na criança algumas destas atitudes, enquanto deveria corrigi-las, atender celular ao volante, jogar lixo pela janela, arrancar em sinal vermelho, não utilizar cinto de segurança ou permitir a criança no banco da frente, são alguns exemplos de desrespeito à vida.
Este projeto visa uma formação crítica e um olhar atento dos futuros motoristas, de forma que, desde cedo, aprendam a respeitar as regras de trânsito e a corrigir as atitudes inadequadas, buscando através da conscientização das crianças, mudar também as atitudes de seus familiares, motoristas ou pedestres.
4 Objetivos:
4.1  Objetivo geral:
Conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito através de diferentes linguagens ajustadas ás situações do cotidiano de forma lúdica e prazerosa.

            4.2 Objetivos específicos:
·         Observar a sinalização do trânsito;
·         Compreender que existem regras para motoristas e pedestres;
·         Reconhecer as figuras geométricas através das placas;
·         Desenvolver a coordenação motora;
·         Elaborar a carteira de motorista;
·         Desenvolver atenção e percepção;
·         Confeccionar um carrinho com reciclável;
·         Identificar comportamentos que proporcionem segurança no trânsito ou que comprometem essa segurança;
·         Expressar paciência, tolerância, respeito, responsabilidade e humildade;
·         Identificar a sinalização como fator de segurança.

5- Fundamentação Teórica:
           
            A educação para o trânsito é um direito de todos, e constitui dever do Estado e dos municípios. Quando se fala em educar para o trânsito devemos lembrar que o Brasil é um país cujos cidadãos se locomovem utilizando vários tipos de meios de locomoção. Considera-se trânsito a utilização das ruas, das vias por pessoas, veículos e animais isolados ou em grupo, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga e descarga. Educar para o trânsito possibilita intervir nesta situação procurando desenvolver ações geradoras de melhor qualidade de vida e mais segurança, com atitudes cooperativas no trânsito. Foi a partir daí que se sentiu a necessidade de trabalhar este tema, mostrando a importância da escola na educação do trânsito hoje.
            A LDB ( Lei de diretrizes e bases da educação nacional) n°9394, de 20-12-1996 rege a educação brasileira apontando as diretrizes a serem seguidas na educação em todo o país.
            Nos documentos dos parâmetros curriculares nacionais o trânsito não é indicado como tema transversal, mas é considerado como local de urgência e abrangência nacional, tendo estreitas ligações com os temas da saúde, meio ambiente e ética. Em sala de aula o tema trânsito pode ser trabalhado em todas as disciplinas, tanto como tema principal, com também para ilustrar os demais conteúdos, sem anular a importância do currículo escolar.
“O objetivo é ampliar o entendimento dos alunos para exercício da cidadania nas vias publicas e fazer com que eles levem os conhecimentos adquiridos na escola, para dentro de suas casas de forma que esta ação ganhe significado na medida em que a qualidade de suas vidas e da comunidade mude para melhor”. (FERREIRE, 1993)
            Sabemos que a necessidade de uma conscientização ampla é urgente sobre a educação para o trânsito, é visível aos olhos de todos e todos estão envolvidos, sob diferentes aspectos com os problemas relacionados ao trânsito. Surge, portanto á importância de trabalhar a temática Educação para o trânsito na escola, conscientização não basta devem assumir-se como seres críticos e atuantes na sociedade, cidadãos conscientes de seus direitos e deveres devido a isso se entende que a educação deva primar pela formação e construção de valores morais e éticos, no intuito de promover e valorizar a vida. “Todos devem ter conhecimento sobre as leis e normas de trânsito, sobre quais são seus direitos e deveres perante o mesmo. É importante que através da orientação para a educação no trânsito realizada na escola, o aluno aprenda como deve se comportar na rua, na faixa de segurança, sinaleira, observar o que deve ser feito e o que não deve no trânsito”. ( BRANDÃO, 1993, p. 52)  

    Plano de aula 1
1- Identificação:
2- Tema: Trânsito
3- Conteúdo: Natureza e sociedade e movimento.
4- Objetivos:
  • Observar a sinalização no trânsito;
  • Compreender que existem regras, para motoristas e pedestres.
5- Metodologia:
  • Acolhida;
  • Momento de oração;
  • Conversação.

            Antes de iniciar a aula organizar o espaço fisico, colocando as carteiras em círculo. Em um primeiro momento será realizado um passeio onde as crianças deverão observar a sinalização, placas, faixa de pedestre, semafaros, etc. Ao retornar iniciar uma conversação sobre tudo o que foi observado, enquanto as crianças relatam descrever no quadro. Seguindo leva-los para assistir um video, sobre o dia dia do trânsito.
Brincadeira: Corrida de cones, está atividade será realizada para dar ênfase as regras, divide-se a turma em duas filas, um cone ficará a uma certa distância e um colega próximo, uma criança de cada vez sairá correndo passando em torno do cone, batendo na mão do colega e depois deve retornar ao final da fila, aqueles que obedecendo as regras terminarem primeiro vencem.
Plano de aula 2
1- Identificação:
2- Tema: Trânsito
3- Conteúdo: matemática, música e movimento.
4- Objetivos:
·         Reconhecer as figuras geométricas através das placas;
·         Desenvolver a coordenação motora.
5- Metodologia:
  • Acolhida;
  • Oração;
  • Conversação;
A aula será iniciada com a música:
Motorista, motorista
Olha pista, olha pista
Nela tem buracos, nela tem buracos, há, há, há
Cobrador, cobrador
Olha o roco, olha o troco
Está tudo errado, está tudo errado, há, há, há
Motorista, motorista
Olhe o poste, olhe o poste
Não é de borracha, não é de borracha
Vai bater.........já bateu!
            Formar um círculo, distribuir algumas placas no centro, deve-se questionar as crianças em relação ao significado  e formato das placas, as quais representam figuras geométricas. Com os blocos lógicos fazer comparações com as placas, encontrar a figura correspondente, maior, menor, etc. Seguindo realizarão a atividade, cubrindo o pontilhado das placas com o lápis depois com pincéis e tinta guache.
Brincadeira: Com balões representando a cor do semáfaro, verde, amarelo e vermelho, amarrar na perna de cada criança, um deverá tentar estourar o balão do outro, o último vence e diz o que significa a cor do seu balão, segundo o semáfaro.
Para brincar levar as crianças ao parquinho onde poderão observar também as formas geométricas utilizadas em alguns brinquedos.
Tarefa para casa: trazer uma cópia da certidão de nascimento.
Plano de aula 3
1- Identificação:
2- Tema: Trânsito
3- Conteúdo: Linguagem oral e escrita, música, movimento.
4- Objetivos:
·         Elaborar a carteira de motorista;
·         Desenvolver atenção e percepção.
5- Metodologia:
  • Acolhida;
  • Oração;
  • Conversação;
As crianças receberão em uma folha a cópia de uma carteira de matorista (em anexo), onde devem preencher com o seu nome e de seus pais. No local da fotografia cada um desenhará seu rosto, levar uma carteira de motorista original para que observem qual parte do corpo aparece na foto, depois leva-los até o espelho para que identifiquem o que irão desenhar. Ressaltar que só irão adquirir a carteira de motorista na sexta-feira onde terão que passar por um desafio.
Dança das cores: todos os alunos deverão ficar de pé, afastados uns dos outros, de frente para a professora. Lembrá-los que no trânsito o verde significa seguir em frente, o vermelho parar e o amarelo ter atenção.
            Solicitar a todos que dancem e se movimentem, sem sair do seu lugar. Quando for mostrado o circulo de uma determinada cor, os alunos deverão se comportar de acordo com o significado dessa cor no trânsito, por exemplo: com o verde, eles podem continuar dançando, ao mostrar o amarelo, eles deverão diminuir o ritmo dos movimentos e com o vermelho as crianças vão virar “estátuas”.
Atividade Prática: o uso do cinto de segurança, as crianças serão levadas a um ambiente espaçoso, onde de dois em dois receberão um carrinho de bebê com uma boneca dentro. Sem colocar o cinto na boneca irão correr a certa distância e parar bruscamente sob a orientação do professor, todos devem realizar a atividade, em seguida formar um círculo e conversar sobre o que ocorre quando não se utiliza o cinto de segurança, levá-los a tomar atitude frente ao uso do cinto e da cadeirinha.

Plano de aula 4

1- Identificação:
2- Tema: Trânsito
3- Conteúdo: Artes, musica e movimento.
4- Objetivos:
·         Confeccionar um carrinho com reciclável;
·         Identificar comportamentos que proporcionem segurança no trânsito ou que comprometem essa segurança.
5- Metodologia:
  • Acolhida;
  • Oração;
  • Conversação;
Recepcionar as crianças cantando a música do boneco de lata:
Meu boneco de lata bateu a cabeça no chão,
Levou mais de uma hora pra fazer a operação,
Desamassa aqui, desamassa ali, pra ficar bom.
Meu boneco de lata bateu o nariz no chão,
Levou mais de duas horas pra fazer a operação,
Desamassa aqui, desamassa ali, pra ficar bom.
Meu boneco de lata bateu a barriga no chão,
Levou mais de três horas pra fazer a operação,
Desamassa aqui, desamassa ali, pra ficar bom...
Atividade: Faixa de pedestre (em anexo).  Depois de realizada a atividade as crianças com o auxilio da professora deverão confeccionar um carrinho com litro descartável para brincar no parque.


Plano de aula 5

1- Identificação:
2- Tema: Trânsito
3- Conteúdo: Movimento e natureza e sociedade.
4- Objetivo
·         Expressar paciência, tolerância, respeito, responsabilidade e humildade;
·         Identificar a sinalização como fator de segurança.
5- Metodologia:
  • Acolhida
  • Oração
  • conversação
Será realizado um circuito com o auxilio de todas as crianças nas colagens, distribuição de placas, semáforo, guarda de trânsito, enfim toda sinalização ao longo do percurso. De dois em dois deverão com carrinhos, (estes confeccionados com auxilio das crianças) passar por todo percurso sem desobedecer nenhuma regra de trânsito, aquele que conseguir receberá a sua carteirinha de motorista consciente, já confeccionada pelos mesmos. Serão envolvidos todos os alunos, pois enquanto uns estão segurando as placas de sinalização, outros estarão fazendo torcida com pompom.
Nesta aula as crianças terão uma palestra com um guarda de trânsito sobre como deve ser o comportamento de pedestres e motoristas, onde serão distribuídos livrinhos de conscientização para colorir.
 Avaliação:
            A avaliação será realizada em todas as aulas frente à participação, cooperação durante a realização das atividades.

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