sábado, 26 de novembro de 2011

MUNDO ANIMAL


Projeto
1 - Identificação
Escola Municipal Espaço do Saber
Luciana e Letícia
Pré II – 5 anos
2 - Tema:
MUNDO ANIMAL
Meu animal doméstico
3 - Conteúdos:
Linguagem Oral e escrita: leitura, interpretação e escrita.
Matemática: Figuras geométricas e numerais.
Movimento: Utilização de gestos, posturas, ritmos, lateralidade.
Música: Imitação dos animais e ritmos.
Artes: Desenvolver a criatividade e coordenação motora.
Natureza e sociedade: Ampliar o repertório de conhecimento do mundo social e natural, contato com animais.

4 - Justificativa:
            O tema escolhido é de suma importância, pois desperta naturalmente a curiosidade das crianças, sendo que o estudo deles muito interessante pelo fato de estarem presentes no cotidiano das pessoas e de forma mais percebida e apreciada no dia-a-dia das  crianças, nos desenhos animados, nos jogos, histórias ou até mesmo por possuírem um bichinho de estimação em casa.
O estudo ajudara a criança a distinguir um animal do outro, por meio da forma, tamanho ou som e, mostrará também a importância em proteger os animais já que eles também possuem seus direitos e existem leis que os protegem.
            Com a realização de varias atividades sobre o tema como jogos, brincadeiras lúdicas, histórias, questionamentos e explicações as crianças possuíram habilidades para conhecer os mais diferentes animais domésticos os que são mais comuns e que as crianças já conhecem, saber qual o tipo de alimentação de cada animal, as formas de vida e outros conhecimentos que serão necessários no inicio da vida e serão levados por toda ela.
5 - Objetivos
5.1 - Objetivo geral
Proporcionar condições às criança para que conheçam os diferentes tipos de animais que podem ser criados em casa.

5.2-Objetivos específicos
Ampliar o ritmo e coordenação corporal através de danças, brincadeiras, jogos e situações e situações de interação;
Possibilitar a utilização dos gestos, posturas, ritmos para se expressar e se comunicar;
Percepção das sensações, limites, potencialidade, integridade do próprio corpo e do  outro;
Produzir trabalhos de arte;
Reconhecer o nome escrito e identificá-lo.
Ampliar o repertório de conhecimento a respeito do mundo social e natural tendo o contato com os animais;
Reconhecer e valorizar os números , operações numéricas , contagens orais e as noções espaciais como ferramenta necessária no seu cotidiano;
Comunicar idéias matemáticas, hipóteses utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática;

6 - Fundamentação teórica
As crianças fazem interação  com  os outros e com o mundo e isso é necessário para a construção de seu conhecimento de acordo com Piaget que em seus estudos sobre a formação do símbolo , fala que as formas de representação que a criança pequena se utiliza é a forma que ela para interagir com o mundo, a criança interage no nível simbólico através da fala, do jogo da imitação  assim ela vai conhecendo mais facilmente o real.
A imitação é muito importante e Vigotsky também fala dela na zona de desenvolvimento proximal então assim sendo a criança pega um cabo de vassoura e imita um cavalo, faz  o som dos cascos  ela esta interiorizando um conhecimento do mundo animal através da brincadeira; entoa podemos dizer que brincando é que se aprende.
A alfabetização começa  a ser construída muito antas de a criança entrar na escola , ela vem acontecendo de um processo cultural . De acordo com Freinet o que esta do lado de fora da escola gera muito mais encantamento na criança do que está dentro e o contato com  os animais facilitaria muito as crianças em seus estudos sobre meio ambiente, o desenvolvimento da socialização, da responsabilidade, etc. Freinet é o inventor das aulas passeio.                                                                                                                   Sonia Kramer cita em uma das suas obras atividades para serem desenvolvidas com as crianças em  sua alfabetização, ou melhor em seu inicio, atividades como:uso de  imagens  que podem ser vistas ou recortadas de revistas , jornais ,livros, fazer com que elas escrevam os nomes das imagens, contar histórias e inventar histórias com as crianças, usando esses métodos facilita o aluno em sua aprendizagem.                                          O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, nos fala que: “o ser humano, os outros animais e as plantas provocam bastante interesse e curiosidade nas crianças.” São muitas as questões, hipóteses, relações e associações que as crianças fazem em torno deste tema. Em função disso, o trabalho com os seres vivos e suas intricadas relações com o meio oferece inúmeras oportunidades de aprendizagem e de ampliação da compreensão que a criança tem sobre o mundo social e natural. A construção desse conhecimento também é uma das condições necessárias para que as crianças possam, aos poucos, desenvolver atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente, bem como atitudes relacionadas à sua saúde.
7- Metodologia
1º dia – linguagem oral e escrita:
1º momento - Iniciamos com canção de recepção e oração do santo anjo todos os dias da semana.
2º momento – leitura da historia Os Dálmatas.
3º momento – apresentar aos alunos figuras de animais e questionar se eles conhecem aquele animal;
4º momento – pedir para que cada um conte se tem algum animal de estimação e qual o nome dele;
5º momento – oralizar e escrever o nome de cada animal para melhor assimilação



2º dia – matemática e artes
1º momento – apresentação das figuras geométricas e leitura da história “Um redondo pode ser quadrado?”
2º momento – dinâmica – montar os animais com recortes de figuras geométricas, com a ajuda do professor ele criará animais utilizando as figuras e colará em folha de sulfite;
3º momento – Produção do aluno, desenhar seu animal de estimação utilizando pintura com tinta guache, giz de cera, lápis de cor, de acordo com a escolha de cada um;
4º momento - exposição do trabalho no varal onde cada aluno comenta seu desenho;

3º dia - matemática
1º momento - Iniciamos com canção de recepção e  oração do santo anjo.
2º momento – atividade de matemática utilizando a “cantiga do pato”.
3º momento – atividade para fixar os numerais onde será distribuída uma atividade para cada aluno com a cantiga da Galinha, na qual eles vão lendo e completando a quantia de ovos referentes a imagem.
4º momento – colorir a atividade

4º dia – natureza e sociedade
1º momento – passeio ao ar livre em uma praça ou rua pouco movimentada para observar se vemos ou encontramos algum animal;
2º momento – ao voltar para a sala de aula, pedir para que as crianças desenhem o que mais chamou atenção no passeio;
3º momento – momento de cada um mostrar o seu desenho e falar sobre ele;

5º dia -  música e movimento
1º momento- canção e oração.
2º momento- Brincadeiras - A galinha do vizinho e o Caçador Esperto.
3º momento- ao retornarem pra sala ligaremos a canção do Dança da bicharada, e mandaremos atividades para ligar os pontinhos e colorir em casa no fim de semana.

8- Avaliação
            A Avaliação será feita no decorrer de cada aula, tendo em vista a participação, produção, interesse, aproveitamento, e serão observados se as crianças conseguirão completar as atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário