sábado, 26 de novembro de 2011

RECICLAR E APRENDER


RECICLAR E APRENDER

1.    Identificação: 
por sandra e Mirian

Escola Dr. Leocádio José Correia. Educação Infantil e Ensino Fundamental/ Anos iniciais.
Série: pré-escolar  
Idade: 5 anos.

2.    Tema:
Reciclar e Aprender


3.    Conteúdos:

3.1  Linguagem oral e escrita:
Desenvolver a capacidade de expressar-se oralmente com a clareza necessária para ser compreendido.

3.2  Matemática:
Observar desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente.

3.3  Artes e movimento:
Desenvolver equilíbrio coordenação motora.

3.4  música:
Diferentes tipos de sons e músicas diversas.

3.5  Natureza e sociedade:
Aprofundar as vivências relacionadas à família à escola, ao grupo de amigos e colegas.
  
4.    JUSTIFICATIVA
Escolhemos esse tema a fim de conscientizar as crianças sobre a importância de reciclar, e por acreditar que nessa idade ela já conseguem ter cuidados com a natureza sendo possível trabalhar de forma dinâmica e lúdica esses conceitos. Onde vivenciamos momentos de reflexão acerca da temática consciência ambiental. Atitudes de preservação e cuidados com o meio ambiente são ações necessárias para a nossa subsistência, visto que o meio em que vivemos passa por momentos de destruição. Assim como a poluição esta deteriorando e destruindo nosso próprio habitat, as queimadas e a destruição de matas, o acumulo de lixo são fatores que prejudicam a sobrevivência das espécies animais.
           
5.    OBJETIVOS
5.1 GERAL:
Promover experiências educacionais significativas utilizando como recurso materiais reciclados (jornal, revistas garrafa pet), oportunizando às crianças acesso ao conhecimento, bem como a consciência ecológica e o respeito com a natureza através das atitudes de (re)aproveitamento.

5.2 ESPECÍFICOS:
·  Desenvolver atitudes de consciência ecológica com o reaproveitamento de jornais e revistas.
·  Utilizar recursos didáticos alternativos com o reaproveitamento destes materiais;
·  Desenvolver o interesse pela leitura, valorizando as fontes de informação;
·  Explorar diferentes materiais impressos para desenvolver hábitos de leitura, bem como iniciar os primeiros conhecimentos a cerca de letras e números.
·  Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
·  Oportunizar ao aluno perceber-se como parte integrante do Meio Ambiente e a importância da participação individual e coletiva na sua preservação.

·  Desenvolver noções matemáticas que atenda, às necessidades das crianças de construírem conhecimentos que incidam os mais variados domínios do pensamento;

·  Explorar a necessidade social de instrumentalizá-las melhor para viver, participar e compreender o mundo nos diferentes conhecimentos.

6.    Fundamentação:
A utilização dos veículos de comunicação possibilita a plena participação social do cidadão, pois é por meio dele que os cidadãos se comunicam, tem acesso à informação, expressam e defendem pontos de vista, visões de mundo e produzem conhecimento. Ao se trabalhar com jornais e revistas abre-se muitas possibilidades de (re) aproveitamento deste material, utilizando-o como recurso didático alternativo na educação infantil. Com a (re) utilização do papel destes impressos estamos preservando o ambiente em que vivemos. O aproveitando de materiais motiva a criação de novos objetos significativos para as crianças e desperta a satisfação em conseguir realizar tarefas e vencer desafios.
Sobre este assunto Gomes (2001, p. 109) comenta:
O trabalho artístico é importante para que as crianças aprendam a explorar o mundo à sua volta. Existem inúmeros materiais que utilizamos como recurso de expressão, que nos auxiliam a criar coisas e colocar um pouco daquilo que somos no mundo.
A criança pode ser levada a compreender a importância do papel, de onde ele vem e como ele é produzido. Conversando sobre as árvores e conhecendo a sua função, aprendendo que o papel é feito da árvore e que esta necessita ser (re) plantada, assim a criança perceberá que é preciso cuidar da natureza para preservá-la.
Deve-se acompanhar a preocupação das crianças com o meio ambiente. Faz-se importante trabalhar a questão ambiental em todas as idades, pois assim estamos formando cidadãos conscientes para transformar a realidade do ambiente em que vivemos. Ao trabalharmos com materiais alternativos como recurso didático, seja em atividades lúdicas ou para decorar as salas de aulas, estamos desenvolvendo o conhecimento através da criatividade, valorizando a auto-estima das crianças, pois elas passam a perceber que o ambiente escolar é realmente um espaço organizado por elas e para elas. A maneira como as salas de aula são decoradas revelam muito da identidade e dos valores de quem nelas convivem, pois as figuras estereotipadas ali colocadas pelos professores, na maioria das vezes, não revelam nada da realidade local.
Ao desenvolvermos atividades que não se encerram ao final do dia, mas que a cada dia é uma nova etapa, essa aprendizagem torna-se mais significativa e desafiadora, pois instiga a curiosidade do que acontecerá a seguir
As atividades desenvolvidas com jornal é enriquecedor, porque é texto, palavra, comunicação, fato diário, vida! Trazer o jornal para a escola é trazer a realidade para as aulas e permitir que os alunos tomem ciência dos fatos, falem sobre eles, opinem e até desejem criar uma nova realidade para o mundo em que vivem. Alem de ler, interpretar, reescrever notícias, a lista de atividades que podem ser realizadas é infinita, bastando ao professor permitir que o projeto seja criativo.

7.    METODOLOGIA:
Interagir com as crianças, dando-lhes a oportunidade de criar, perguntar e de obter resposta. O professor deve ser um pesquisador, ir a busca de informações e respostas aos questionamentos dos alunos. Conversar com as crianças, saber o que já sabem e o que desejam saber. Propor desafios, descobrir juntos novos conhecimentos. Registrando os questionamentos e as descobertas.
Verificar/ analisar/avaliar o que as crianças sabem sobre reciclagem, meio ambiente e sobre o processo da leitura e escrita.

1º Dia
PERGUNTAS DIRIGIDAS ÀS CRIANÇAS:
- O que é um jornal? “È o que a gente lê... Saber as notícias... Ver o que acontece... O que é de mal também”.
- Para quê serve o jornal?“Para ler... Para olhar... Ver as notícias... O que acontece de mal e de bem... Se o time ganha ou perde”.
- O que é ler? “Ler para olhar... Tem alguma coisa que acontece”.
- O que é escrever? “Desenhar... Fazer letras”.
- Para que serve ler e escrever? ”Para ir para a escola e saber tudo”

2º Dia
-Que partes têm um jornal? Tem folhas... “Tem partes que o avião da TAM bateu”
- Conhecer as notícias do jornal e/ou revistas e as letras.
- Saber quais os trabalhinhos que iremos fazer com estes materiais.
- Quem faz o jornal e revista, como eles são feito?
- Como se faz um papel?

3º Dia
- Usar o jornal e as revistas como recurso didático.
- A partir da observação das imagens constatarem o que pode estar escrito nos recortes.
- Através destes impressos aprender a conhecer o que acontece no mundo, desfrutando e compartilhando sentimentos e emoções. Utilizando-se da produção de textos, dos símbolos, imagens, desenhos músicas e outros.
- Trazendo materiais de sucata como (jornais, rolos de papel higiênico, garrafas pet), para realização de atividades envolvendo a criação de objetos.
- Vamos confeccionar nossa cola e usar a criatividade para elaboramos nossos trabalhinhos.

4º Dia
- Deixar as crianças manusearem a sucata á vontade para conhecer, dar nome aos objetos e comentar.
- Pedir para separar, formando conjuntos de objetos que combinem entre si.
- As crianças podem separar, de acordo com tamanhos, formas, cores, espessura, consistência, utilidade.
-Depois pedir que dêem um nome aos conjuntos formados.
-Pedir para as crianças que digam para que serve determinado objeto (função social).
5º Dia
- Brincando com jornais para desenvolver lateralidade, noção de espaço, esquema corporal, estruturação e organização espacial, temporal, equilíbrio, coordenação manual, e ritmo.
-Recortes com jornal trabalhando o corpo humano.
-Construção de brinquedos com sucatas.

8.    AVALIAÇÃO
A avaliação deve ser entendida como um instrumento de compreensão do nível de aprendizagem dos alunos em relação aos conceitos estudados às competências e às habilidades desenvolvidas.
Essa relação deve ser continua para que o educador consiga perceber os avanços e as dificuldades dos alunos e, assim reavaliar sua prática e, se for preciso redirecionar suas ações.

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